Drive Uerj

O Drive UERJ é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, semelhante ao Dropbox, Google Drive etc. Ele foi implantado tendo em vista a grande demanda da Universidade por discos externos e pen drives para armazenamento de arquivos. Com o Drive UERJ, as unidades podem manter seus dados seguros e disponíveis, mesmo na ausência de acesso à Internet.

Público Alvo

O Serviço “Meu Drive UERJ” é para uso exclusivo dos servidores da UERJ. Os colaboradores externos que atuam na universidade podem solicitar à direção de sua unidade que seja enviada uma CI via Processo SEI à DGTI, solicitando a liberação para utilização do Drive UERJ pelo colaborador. É necessário constar os dados do colaborador (nome completo, e-mail “@ce.uerj.br” e CPF) bem como a justificativa para utilização.

Obs.: Para todos os casos é necessário o cadastro prévio no Id Único UERJ e criação do E-mail UERJ. Para mais informações sobre o ID Único UERJ e E-mail UERJ podem ser encontradas no menu Serviços.

Como solicitar o serviço “Meu drive UERJ“?
Ao se cadastrar no ID Único UERJ o servidor da UERJ já pode acessar a área de armazenamento “Meu drive UERJ“, que poderá ser utilizada para armazenamento temporário de arquivos e/ou local para compartilhamentos. O tamanho da área de armazenamento “Meu drive UERJ” é limitado, razão pela qual recomendamos que a unidade interessada em armazenar seus arquivos permanentes no drive UERJ solicitem a criação da área de armazenamento “Drive UERJ Corporativo”.

Qual o tamanho da área de armazenamento “Meu drive UERJ“?
O tamanho adotado,de acordo com nossa atual infraestrutura, é de 500MB.

É possível aumentar a área de armazenamento “Meu drive UERJ“?
Não é possível aumentar a área de armazenamento “Meu drive UERJ“. A área planejada, de acordo com a atual infraestrutura, para atender a todos os servidores da UERJ e para ser uma área de armazenamento temporário para compartilhamento de arquivos, evitando-se assim o envio dos mesmos por meio do correio eletrônico. Vale ressaltar que o envio de arquivos por meio do correio eletrônico consome recursos de rede e de armazenamento elevados, gerando cópias dos arquivos nas caixas de correios dos destinatários e do próprio remetente.
Os arquivos de trabalho permanentes devem ser gravados na área de armazenamento “Drive UERJ Corporativo”.

Qual o tamanho da área de armazenamento “Drive UERJ Corporativo”?
O tamanho inicial da área de armazenamento “Drive UERJ Corporativo” é de 5GB.

É possível aumentar a área de armazenamento “Drive UERJ Corporativo”?
Sim. A unidade poderá solicitar o aumento da área de armazenamento, justificando.

Como solicitar a criação da área de armazenamento “Drive UERJ Corporativo”?
O órgão da UERJ deverá enviar CI para a DGTI, exclusivamente via SEI, informando:
– em relação ao órgão: sigla e nome;
– em relação ao servidor que será o administrador da área de armazenamento corporativo: nome completo, matrícula UERJ, e-mail UERJ e ID Único.

Quais as atribuições do administrador da área de armazenamento “Drive UERJ Corporativo”?
O administrador do “Drive UERJ Corporativo” de um órgão é o único responsável, no órgão, pelas concessões de permissões na área de armazenamento para:
– visualização, criação e alteração de pastas;
– visualização, criação e alteração de arquivos.O administrador poderá compartilhar, com permissão de leitura ou leitura/escrita, as pastas e os arquivos com qualquer outro servidor da UERJ, mesmo que não seja do seu órgão.Importante: para que um servidor apareça na listagem de pessoas para compartilhamento, é necessário que o mesmo tenha entrado, pelo menos uma vez, no Drive UERJ.

É possível trocar o administrador do “Drive UERJ Corporativo”?
Sim. O órgão deve encaminhar CI para a DGTI, exclusivamente via SEI, solicitando a troca e informando os dados do novo servidor administrador.

Como acessar a área de armazenamento corporativo “Drive UERJ Corporativo”?
O administrador da área de armazenamento “Drive UERJ Corporativo” do órgão visualizará uma pasta com o nome do órgão dentro do seu “Meu drive UERJ”.
Para visualizar a pasta corporativa do órgão o administrador deve:
1. clicar em “Compartilhado com você”;
2. procurar pela pasta com o nome do órgão;
3. verificar se a pasta foi compartilhada pelo órgão.

Figura 1 – Localização da pasta Drive UERJ Corporativo para administrador

O Helpdesk DGTI está à disposição via chat, e-mail pelo endereço atendimento.dgti@uerj.br ou pelos telefones VoIP:(21)3950-3322 e 2334-0340. Persistindo alguma dúvida, não deixe de nos contatar. Horário de funcionamento: das 9h às 18h.


Voltar