Mais conectividade: DGTI lança tecnologia de serviço telefônico via internet

Imagine a possibilidade de fazer chamadas ilimitadas para todo o Brasil, incluindo celulares, sem custos por ligação. Essa é a proposta do VoIP Uerj, iniciativa desenvolvida pela Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) da Uerj que utiliza a internet para disponibilizar ramais e outros serviços telefônicos para a comunidade acadêmica. A tecnologia permite a instalação do serviço em qualquer campi da instituição que esteja conectado à rede de dados da Universidade.
De acordo com o coordenador do projeto, Rodrigo Ribeiro, o sistema oferece diversas vantagens para sua utilização, como a mobilidade, a facilidade na instalação e a redução dos custos operacionais, inclusive para sua ampliação. “O VoIP é escalonável e permite o aumento de ramais a custo zero, pois utiliza a infraestrutura de servidores virtuais da DGTI. Além disso, pode ser instalado em computadores, no aparelho VoIP e outros dispositivos”, exemplifica.

A iniciativa do planejamento e implementação da ferramenta surgiu por meio do Programa de Incentivo às Atividades Técnico-Administrativas (Protec), que estimula ideias contributivas para o desenvolvimento de novas soluções e o aperfeiçoamento de rotinas que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. “A motivação foi a demanda reprimida de ramais e serviços de automação na Universidade, além da economia que o projeto pode proporcionar. Nosso objetivo geral é a disponibilização de meios modernos e eficientes para a comunicação telefônica”, explica Ribeiro.

O coordenador aponta que a tecnologia tem a proposta de agregar uma nova opção ao serviço de telefonia que é gerido pela Prefeitura dos Campi. Para solicitar a adesão ao VoIP Uerj, a unidade interessada deve abrir um chamado com a DGTI. Após o pedido, a equipe responsável entrará em contato a fim de realizar análise da viabilidade técnica, verificar o local da instalação e dar início à implantação do sistema.

Fonte: Direto ao Ponto