Acervo Rede Sirius

A rede de bibliotecas da UERJ relaciona em seu site a coleção de e-books e de bases eletrônicas de dados disponíveis para consulta.
O contrato assinado entre a UERJ e os editores estabelecem restrições de uso do material e respeito à propriedade intelectual, assim como restringe o acesso aos arquivos a partir de computadores ou dispositivos móveis conectados à rede de dados da UERJ.

Como acessar a coleção não estando conectado à rede de dados da UERJ?
A UERJ disponibiliza um serviço de Proxy para viabilizar o acesso externo a coleção eletrônica da Rede Sirius.

O que é o serviço de Proxy?
O serviço de Proxy é um intermediário entre seu computador e/ou dispositivo móvel, que está fora da rede de dados da UERJ, e os servidores das editoras. Simplificadamente, o Proxy funciona assim:
(1) o seu computador e/ou dispositivo móvel solicita, por meio do seu navegador de Internet, ao serviço de Proxy o acesso ao site da editora;
(2) o serviço de Proxy, hospedado em uma máquina servidora dentro da rede UERJ, solicita o acesso ao site da editora;
(3) o site da edita responde a requisição para o serviço de Proxy;
(4) o serviço de Proxy repassa a resposta para o seu navegador de Internet.

(Figura 1 – Esquema simplificado do funcionamento de um serviço de Proxy)

Como usar o serviço de Proxy?
Para ter acesso ao serviço de Proxy da UERJ, você deverá:
1. estar cadastrado no ID Único UERJ;
2. configurar o seu navegador de Internet para usar o Proxy UERJ:
URL: proxycapes.uerj.br
Porta: 4477

Como configurar o navegar de Internet para usar o Proxy UERJ?
Siga o passo a passo a seguir para configurar o uso do Proxy no navegador no navegador Mozilla Firefox:

1. Abra o Mozilla Firefox e clique no botão Menu, em seguida clique no botão Opções, como na figura 1.

(Figura 1 – Acesso ao menu Opções do Mozilla Firefox)
(Figura 1 – Acesso ao menu Opções do Mozilla Firefox)

2. No Menu Opções, na guia Geral, desça a barra de rolagem até o final da página para encontrar configuração de Proxy de Rede. Clique no botão Configurar Conexão, como mostrado na Figura 2.

(Figura 2 – Menu Opções/Geral)
(Figura 2 – Menu Opções/Geral)

3. Na janela Configurar Conexão, marque a opção Configuração manual de proxy e insira o endereço Proxy HTTP da UERJ que é proxycapes.uerj.br, logo depois defina a porta como 4477, marque a opção Usar este proxy para todos os protocolos. Clique em OK.

(Figura 3 – Configurações de Proxy)
(Figura 3 – Configurações de Proxy)

4. Após clicar em OK no passo anterior, ainda no menu OPÇÕES que estará aberto, clique na guia Pesquisa e em seguida desmarque a opção “Mostrar sugestões de pesquisa” pois, com esse recurso ativado, o navegador pode ficar solicitando a senha do proxy repetidamente ao utilizar a barra de endereços, atrapalhando a navegação.

(Figura 4 – Pesquisa – Desmarcar a opção de sugestões de pesquisa)
(Figura 4 – Pesquisa – Desmarcar a opção de sugestões de pesquisa)

5. Agora basta acessar o acervo que desejar. Nesse momento o navegador solicitará Usuário e Senha, sendo o usuário seu CPF e senha a escolhida no cadastro do ID Único UERJ conforme figura abaixo.

(Figura 5 – Autenticação no Proxy UERJ)
(Figura 5 – Autenticação no Proxy UERJ)

6. Após a autenticação com usuário e senha, você estará com acesso liberado através da rede UERJ para realizar suas pesquisas nos portais disponíveis.

Observações:
(1) Caso a mensagem solicitando usuário e senha apareça repetidamente, é provável que a senha esteja incorreta. Para alterar a senha do Proxy, basta alterar a senha do ID Único UERJ.
(2) As configurações nos demais navegadores de Internet são semelhantes as configurações apresentadas no navegador Mozilla Firefox.
(3) Utilize um navegador configura para usar o Proxy para as consultas à coleção de e-books e de bases eletrônicas de dados e outro navegador para as consultas a outros sites na Internet.
(4) Se durante a consulta do acervo alguma URL apresentar erro, por favor entre em contato com o helpdesk da DGTI e informe a URL com problema.


O Helpdesk DGTI está à disposição via chat, e-mail pelo endereço atendimento.dgti@uerj.br ou pelos telefones VoIP:(21)3950-3322 e 2334-0340. Persistindo alguma dúvida, não deixe de nos contatar. Horário de funcionamento: das 9h às 18h.


Voltar